Pra quem não tiver colírio

1

15 de fevereiro de 2013 por Gabi Müller

Sexta-feira de novo, que beleza, hein? Isso quer dizer que a ressaca tá sendo prolongada, né, seus safados? Já foi comprovado que não tem como curar ressaca, mas a gente pode disfarçar. Uma boa é o velho óculos escuro, então hoje vamos entrar nesse mundo, não só dos escuros, mas os de grau também.

As coisas que mais ressaltam quando o assunto é óculos é que antigamente era coisa de nerdão e hoje é item fashion. Vamos pular essa parte porque todo mundo já sabe dessas coisas. A ideia aqui é destacar como usar, porque vejo cada coisa na rua. Gente, a primeira regra quando comprar uma armação, seja pra botar grau, seja pra virar óculos de sol é que você precisa balancear com seu rosto e isso depende não só do seu formato de rosto, mas do seu tom de pele.
IMG_2358Cores:

Minha pele é branca, mas não branquela, e tenho o cabelo castanho não muito escuro, então, toda vez que vou comprar óculos, as vendedoras me mandam escolher armação marrom, mas o preto também fica bem ok com esse tipo.

Existe uma divergência muito grande sobre isso. Tem gente que diz que o melhor é o destaque, outros que tem que combinar com o seu tom de pele. Eu costumo gostar mais quando combina. O preto pode pesar se você for muito branca ou ficar muito apagadinho nas negras. Acaba que fica por sua conta. Os coloridos podem ser usados por qualquer um, depende só da sua personalidade: dificilmente você verá uma pessoa introvertida com óculos verdes. Pra não virar Restart, fuja dos Wayfarer!

Tipos de rosto:

Pesquisando pra essa coluna, descobri que faço quase tudo errado com óculos. Ou as pessoas que dão dicas pra isso é que estão erradas. Eu tenho o rosto redondo e grande, então, prefiro não comprar óculos de armações pequenas, porque parecem aumentar ainda mais meu rosto. Meu óculos atual de grau, por exemplo, é um troço enorme e arredondado. Dizem que pessoas de rosto redondo não devem usar óculos arredondados, eu gosto em mim.

Segue uma imagem que peguei no blog da Ana Hickmann, explicando as combinações de rostos e armações.188-oculos-rosto-tabela35

Concordo com o balancear, você não quer que seu rosto pequenininho fique ainda menor ou que seu rosto broa (tipo o meu) pareça uma broa pra família Buscapé. Então, rosto grandes com óculos grandes e rostos pequenos com óculos pequenos, mas sobre o formato, acredito mais no que você se sente bem.

Uma dica que os especialistas dão na hora de comprar o seu é sorrir: se armação se mexer, você não deve levá-lo. Os óculos não devem tocar sua bochecha e não podem apertar seu nariz.

Os meus óculos

Oi, meu nome é Gabi e eu tenho um vício. Eu tenho um vício em compras pela internet. Cada época é uma coisa, equipamentos fotográficos, vestidos, DVDs e, mais recentemente, óculos. Quando tenho uma internet boa em mãos, abro sites, principalmente brechós virtuais, e fico horas olhando armações. Mas não é só virtualmente que faço isso. Toda vez que vou na C&A ou na Renner (que têm óculos mais baratos e de boa qualidade), experimento mil modelos.

Eu tenho cinco óculos ativos atualmente e um fresquinho, que chegou ontem, pra colocar lente.

IMG_2390

Esse é meu xodó. Era do meu avô, lentes originais, armação leve, mas super resistente. Direto dos anos 70.

IMG_2393

Esse foi o primeiro óculos que eu comprei que gostei de verdade. Antigamente, eu ganhava ou comprava qualquer um e nunca usava, porque ficavam sempre horrorosos. Esse eu gosto de verdade e uso até hoje.
– C&A

IMG_2389

O que mais uso. Ele tem um degradê de leve na lente e deixa o mundo em volta com cores muito bonitas hahaha
– Renner

IMG_2388

Ganhei esse da minha prima, que comprou na internet e odiou no rosto dela.  (só assim mesmo pra eu ter algo da Zara) Originalmente ele era pra colocar lente de grau, mas achei que ficaria bonito como óculos de sol.
– Zara

IMG_2387

Atualmente a armação que uso com lentes de grau. Tenho astigmatismo e miopia, então é difícil acompanhar aula, dirigir ou fazer qualquer coisa que force minha visão pra longe.
– Renner

IMG_2394

Meu novo bebê. Comprei no brechó virtual Enjoei, que é uma ótima pedida pra quem quer comprar coisas de qualidade, mas sem pagar muito.
– Enjoei.com.br

Vou colocar agora umas poucas fotos minhas usando meus óculos, só pra vocês terem uma ideia melhor de como fica no rosto de uma pessoa. Infelizmente não tenho fotos com todos os óculos e meu cabelo tá muito sujo pra eu tirar agora.

463307_3335471999895_2045881187_o

Pedro não estava muito contente em tirar foto comigo

Pedro não estava muito contente em tirar foto comigo

IMG_2914IMG_7055

Como limpar:

Já vi muita gente com essa dúvida e a melhor resposta é: água corrente. Paninhos servem pra uma limpeza mais levinha, use sempre panos macios como flanela. Cuidado com tecidos que fujam do algodão, eles podem riscar suas lentes.

Se você enfiar um dedo no óculos e as lentes ficarem cheias de marcas de digitais (acontece sempre comigo), coloque na água corrente e passe uma esponjinha macia com sabão neutro e seque com lencinhos de papel ou papel toalha. Papel higiênico não, porque, dependendo, pode riscar. Tá sem sabão e lencinho de papel? Na aula, eu sempre coloco o dedo na lente e preciso ir limpar, então deixo a água correr por algum tempo, dou batidinhas na lente com o papel mais macio que encontrar, molho de novo e fico girando o óculo na mão até as gotinhas de água secarem. Sério, funciona.

Dizem pra não usar lenço de papel que pode danificar a lente, mas, olha, eu nunca tive problema com isso e pano geralmente não seca com tanta eficiência. Aí é com você.

Espero ter ajudado. Segue a gente no Twitter (@ohnaogabi, @bubblishing e @LuiseVianello), curta no Facebook e dê opinião do que gostaria de ver por aqui que é importante.

Beijos e até segunda-feira.

Um pensamento sobre “Pra quem não tiver colírio

  1. […] um ano, no inicinho desse blog amigo, fiz um post mostrando um pouco dos meus óculos. Hoje, volto pra mostrar minha última aquisição e fazer uma […]

Deixe um comentário

Equipe

Colaboradores

Parceiros